INOVACRED Conecta

Recursos da FINEP com objetivo de estimular a cooperação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs).




INOVACRED Conecta

INOVACRED CONECTA

O INOVACRED Conecta tem como objetivo estimular a cooperação entre empresas e Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs), de forma a levar conhecimento gerado nas ICTs para as empresas brasileiras, promover maior alinhamento dos objetivos da Ciência Nacional às demandas empresariais, elevar os dispêndios em P&D e incentivar projetos de maior risco tecnológico

No INOVACRED Conecta, são apoiados projetos de inovação desenvolvidos em parceria com ICTs, para apoio a serviços técnicos especializados realizados por ICTs, consulte o Conecta Automático.

PÚBLICO-ALVO

Empresas e outras pessoas jurídicas com fins lucrativos com receita operacional bruta anual ou anualizada de até R$ 90 milhões e ou de qualquer porte econômico com projetos de inovação com financiamento de até R$ 5 milhões. No caso de empresa controlada por outra ou pertencente à grupo econômico, a classificação de porte considerará a receita consolidada, caso a controladora ou grupo econômico apresente parcial ou totalmente a garantia da operação.

MODELO DE OPERAÇÃO

O INOVACRED Conecta é realizado por meio de financiamento reembolsável, operado pelo Badesul, um dos agentes financeiros credenciados, utilizando recursos do FNDCT (Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico). Podem ser utilizados recursos do FUNTTEL (Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações) em projetos de interesse do setor de telecomunicações, através do Programa Telecom. Os projetos de inovação submetidos devem ter pelo menos 15% de seu valor realizado em parceria com ICTs para serem passíveis de apoio no âmbito do INOVACRED Conecta. Os projetos serão avaliados pelo Badesul e, se aprovados, enquadrados conforme classificação de porte econômico: 

Porte I – Microempresas e Empresas de Pequeno Porte: Receita operacional bruta anual ou anualizada inferior a R$ 4,8 milhões.

Porte II – Pequenas Empresas: Receita operacional bruta anual ou anualizada igual ou superior a R$ 4,8 milhões e inferior ou igual a R$ 16 milhões

Porte III – Médias Empresas: Receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 16 milhões e igual ou inferior a R$ 90 milhões.

Porte IV – Média-Grandes Empresas: Receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 90 milhões e igual ou inferior a R$ 300 milhões.

Porte V – Grandes Empresas: Receita operacional bruta anual ou anualizada superior a R$ 300 milhões.

As condições de financiamento (taxas, prazos de carência e total e percentuais de financiamento) estão apresentadas abaixo:

EXIGÊNCIAS E RESTRIÇÕES

Itens financiáveis: São apoiadas despesas em Obras Civis/Instalações, Equipamentos Nacionais, Equipamentos Importados, Softwares, Matérias Primas e Material de Consumo, Equipe Própria, Treinamentos, Serviços de Consultoria, Serviços de Terceiros, Viagens/Diárias, Taxa de acesso a fundos de aval e garantidores, e outros.

Para contabilização do percentual das despesas com ICTs, os seguintes itens são passíveis de contabilização (e considerados como Aquisição Externa de P&D):

  • Pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de produtos;
  • Pesquisa, desenvolvimento e aperfeiçoamento de processos;
  • Consultoria e assessoria técnico-científica;
  • Ensaios e testes;
  • Análise de materiais;
  • Análise de propriedades físico-químicas;
  • Elaboração e testes de protótipos;
  • Serviços ambientais;
  • Calibração;
  • Exames laboratoriais;
  • Metrologia; e • Contratação, pela financiada, de pesquisador público vinculado a ICT.

ICT(s) parceira(s): A empresa deverá identificar, no momento da submissão do projeto, qual(is) ICT(s) será(ão) contratada(s) durante a execução do plano. A(s) ICT(s) deve(m) estar presente(s) na lista de ICTs qualificadas previamente para parcerias. Caso a ICT indicada pela proponente não esteja nesta lista, esta deverá ter qualificação atestada pela Finep.

Há flexibilização para a alteração de ICTs durante a execução do PEI ou do projeto, desde que o valor mínimo aprovado seja comprovado e ICTs estejam presentes na lista de ICTs qualificadas previamente.

Prazo de reconhecimento de despesas: Podem ser aceitas despesas ocorridas nos seis meses antecedentes (no caso de proponentes classificadas nos Portes II, III, IV e V) ou doze meses antecedentes (no caso de proponentes classificadas no Porte I) da data de submissão do projeto, para fins de contrapartida.

Controle do capital das empresas apoiadas: São apoiados projetos desenvolvidos integralmente por empresas instaladas no território nacional. Em caso de associação com empresa cujo controle de capital seja estrangeiro, deverão ser comprovadas as condições para que ocorram efetivamente a transferência e a absorção da tecnologia pela empresa proponente. Empresas cuja maioria de capital, com direito a voto, seja pertencente a pessoas não residentes no país e excluídas das atividades econômicas atinentes aos setores enumerados pelo Decreto n° 2.233, de 23 de maio de 1997, – e suas alterações – não poderão realizar novas inversões em seu ativo fixo.

COMO APRESENTAR A SUA PROPOSTA

Entre em contato com o Badesul através do e-mail comercial@badesul.com.br indicando esta linha de crédito como de interesse, para obter mais detalhes.

Outras informações – conceitos de inovação

Destaca-se que o foco das operações deverá ser o da inovação para a competitividade. Serão tomadas por base as definições de tipo de inovação apresentadas no Manual de Oslo, que podem ser resumidas em:

Inovação de produto: introdução de um bem ou serviço novo ou significativamente melhorado

Inovação de processo: implementação de um método de produção ou distribuição novo ou significativamente melhorado

Inovação organizacional: implementação de um novo método organizacional nas práticas de negócio da empresa, organização de seu local de trabalho e/ou suas relações externas.

Inovação de marketing: implementação de um novo método de marketing com mudanças significativas na concepção, posicionamento, promoção ou fixação de preços do produto.

Exemplos de atividades que contribuem para a geração de conhecimento:

  • demonstração de conceito e simulação, quando associados à inovação;
  • desenvolvimento de novos produtos, processos e serviços;
  • protótipo e prototipagem;
  • engenharia básica (concepção e definição dos parâmetros desconhecidos para detalhamento de projetos - engenharia não rotineira);
  • absorção de tecnologia.

Exemplos de atividades que utilizam e/ou aprimoram o conhecimento:

  • compra e adaptação de tecnologia (inclusive assistência técnica);
  • aprimoramento de tecnologias, produtos, processos e serviços;
  • infraestrutura de P&D;
  • desenho industrial;
  • planta piloto (scale-up);
  • comercialização pioneira

Exemplos de atividades que dão suporte à utilização do conhecimento:

  • implantação de sistemas de controle de qualidade;
  • metrologia, normalização, regulamentação técnica e validação de conformidade (inspeção, ensaios, certificação e demais processos de autorização);
  • pré-investimento (estudos de viabilidade, estudos de mercado, planos de negócios, planos de marketing, e prospecção tecnológica);
  • modelos de negócios inovadores.

GARANTIAS ACEITAS

Mínimo 130% de garantia

Imóveis sem ônus, instalações removíveis, bens duráveis financiados, carta fiança, seguro garantia, penhor de ações, além de avais ou fianças dos sócios ou acionistas controladores do capital ou de terceiros.

DOCUMENTOS MÍNIMOS PARA SOLICITAÇÃO DE FINANCIAMENTO

Documentação da empresa proponente:

  • Contrato ou estatuto social com alterações e/ou consolidação;
  • Ata de eleição de Diretoria (quando aplicável);
  • Balanço Patrimonial e DRE (quatro últimos) e Balancete mais recente;
  • Documento oficial de identificação do(s) representante(s) legal(is);
  • Ficha de declarações (disponível em documentos para download);
  • Quadro de usos e fontes (enviar por e-mail, com todas as abas preenchidas).

Se os sócios da empresa forem Pessoas Físicas (com mais de 10%):

  • Documento de identificação dos sócios e cônjuges; • Última Declaração de Imposto de Renda dos sócios e cônjuges;
  • Ficha cadastral dos sócios com assinatura dos cônjuges (disponível em documentos para download).

Se os sócios da empresa forem Pessoas Jurídicas (ou empresas de grupo econômico):

  • Ficha cadastral PJ ligada (disponível em documentos para download);
  • Contrato ou estatuto social com alterações e/ou consolidação;
  • Ata de eleição de Diretoria (quando aplicável);
  • Balanço Patrimonial e DRE (quatro últimos) e Balancete mais recente.

*Para maior agilidade no processo, os documentos relativos ao projeto podem ser encaminhados em conjunto com os listados acima, caso já estejam disponíveis.

“O fomento do Badesul é benéfico para toda a cadeia do negócio do calçado, possibilitando maior competitividade e estrutura de crescimento para o setor”
Thiago Borges Chief Financial Officer e diretor de Relações com Investidores da Arezzo&Co